Chi Nei Tsang

Chi nei tsang é a expressão chinesa para massagem Chi dos órgãos internos. Chi significa energia e nei Tsang significa vísceras.
Trata-se de uma modalidade muito antiga com milénios, e de origem Taoista. Os monges nas montanhas ancestrais da China começaram a tradição do Chi Nei Tsang quando descobriram que diversos tipos de bloqueios no corpo interferiam com a sua aspiração de alcançar estados mais elevados de realização durante as suas meditações. Decidiram desenvolver então um tipo de massagem interna que melhorasse o fluxo do Chi nos seus corpos uma vez que o seu objetivo ultimo era atingir um estado superior de atenção meditativa.

Atualmente, nas sociedades modernas não é este o motivo que leva alguém a procurar este tipo de massagem mas esta é por alto a sua origem.

Um famoso mestre de ChiKung Chamado Mantak Chia, que tem o seu próprio Jardim Tao e centro de cura no Norte da Tailândia em Chiang Mai foi o responsável pela sua divulgação tornando-a acessível no Oeste. Estudou os seus princípios juntamente com medicina ocidental pelo que se familiarizou com a anatomia do corpo humano. O que fez, basicamente foi pegar nas práticas do Chi Nei Tsang que os monges ancestrais chineses ensinaram, trazendo-os para um nível mais físico para ajudar a trabalhar com os órgãos no corpo, mas ainda assim, trabalhando com princípios de ChiKung e com um propósito de presença meditativa.

Se pensarmos no nosso desenvolvimento no útero materno, podemos constatar que nos formamos a partir do cordão umbilical pelo que o umbigo representa o centro de gravidade e energético do nosso corpo. O feto recebe os nutrientes da mãe através do cordão umbilical assim como expele resíduos. O corpo retém memória celular deste processo pelo que quando crescemos e nos tornamos adultos continuamos a recolher e acumular Resíduos e toxinas no  centro do corpo.

Devido às características da vida moderna como os maus hábitos alimentares, toma abusiva de medicamentos, stress e preocupações reunimos muitas destas toxinas na região abdominal que afetam todos os órgãos internos. O umbigo sendo o centro a partir do qual crescemos é a raiz não só da fascia mas interliga tudo no corpo, funcionando como os aros de uma roda conectando os órgãos a tudo o resto por meio da fascia. (o tecido conjuntivo que cobre o corpo todo cobrindo e unindo os órgãos, os músculos, as articulações, os tendões e ligamentos). Podemos aceder a qualquer parte do corpo trabalhando diretamente na região abdominal.

Os órgãos vitais, dos quais dependemos para o correto funcionamento de todos os sistemas e aspetos do nosso bem estar, desenvolvem gradualmente vários desequilíbrios energéticos diminuindo o desempenho das suas funções específicas. Diferentes Emoções como medo, ansiedade e agressividade são gerados nos órgãos vitais associados e acumulam-se em zonas específicas à volta dos intestinos gerando tensões em zonas distintas do abdómen, tornando-se possível rastrear através de tensões visíveis e palpáveis tanto a sua origem quanto à emoção envolvida como os órgãos afetados a ser tratados.

Avalie-nos no

tripadvisor
"Just know what is happening in your mind: not happy or sad about it, not attached. If you suffer, see it, know it and be empty..."
Ajahn chah

Associados de:

tmc thailand logo pixel safron tmiha logo