Diferentes abordagens

diferentes abordagensA massagem Ocidental e Oriental tem abordagens muito diversas ao corpo baseadas  nas filosofias de saúde das suas culturas. A massagem Ocidental foca-se principalmente no corpo físico externo, não contemplando uma corrente energética interna. O seu objetivo é dar ao corpo o maior conforto possível. A massagem Oriental por outro lado tal como a massagem Tailandesa vai além desse conceito considerando igualmente a existência de um fluxo de energia interna. O seu objetivo é reestabelecer o equilíbrio da pessoa como um todo , tanto ao nível externo como interno.

 

Observemos o contraste destes objetivos à luz dos sistemas de saúde em que ambos os sistemas estão inseridos e que formam a coluna dorsal das suas abordagens de tratamento.

No Ocidente a saúde é considerada boa a não ser que existam sinais físicos sintomáticos de que alguma coisa não está bem. O corpo e a mente são vistos como entidades separadas e até mesmo diferentes partes do corpo são tratados separadamente. O corpo não é mais do que um organismo físico sem um componente energético. É abordado sobre uma perspetiva científica com foco nas estruturas físicas tangíveis como órgãos, ossos e músculos. Qualquer mau funcionamento é visto mecânicamente e como algo separado do resto. Assume-se que as pessoas são mais ou menos iguais e por isso o tratamento individualizado não é considerado. No caso de doenças crónicas os diagnósticos do funcionamento interno dos órgãos é geralmente definido como insuficiente ou excessivo. A condição é então tratada normalmente com a administração de produtos químicos sintetizados. A condição original que causou os sintomas em primeira mão não é tratada. A saúde no Ocidente é feita por um tratamento inicial depois da doença em curso em vez de se apostar na prevenção a longo termo. O médico representa o poder e o doente tem um papel passivo.

No oriente existe um entendimento mais abrangente da saúde e do corpo. A saúde é considerada boa se existir um equilíbrio entre o corpo físico, emocional e espiritual.  Estas três esferas são consideradas inseparáveis, interligadas e baseadas num fundo energético. A pessoa é tratada como um todo com o objetivo de fortalecer a sua própria energia de cura. A saúde é considerada um processo em andamento resultante de um tipo de vida saudável. É entendido que ninguém nasce com uma saúde perfeita e cada um deve ser diligente em manter ou melhorar a sua saúde. O diagnóstico é feito precocemente como medida preventiva com sugestões para a vida diária.

A  singularidade de cada pessoa é nutrida  e levada em conta. Se a saúde decai  o desequilíbrio sub adjacente é procurado na totalidade da pessoa. Na relação existente entre o médico e paciente o médico é responsável por não encontrar a causa da doença a tempo. A filosofia médica Tailandesa, tais como outras filosofias médicas orientais, sublinha a interdependência entre o corpo, mente e vitalidade. Advoga o tratamento da pessoa como um todo e não apenas de um sintoma em particular. É sustentado a partir de um ponto de vista holístico de que qualquer sintoma não é apenas uma doença de uma parte em particular, mas antes uma desordem do sistema inteiro. Todas as partes do corpo acredita-se terem uma relação orgânica entre si que existe dentro do corpo mas também como um todo maior englobando a natureza.

Dada esta abordagem holística, as sessões de massagem Tailandesa são grandes para que todo o corpo da pessoa seja tratado e não somente a área problemática. Mais ainda, os tailandeses acreditam que para se obter resultados melhores a massagem Tailandesa deve ser feita em conjunto com uma boa dieta, práticas espirituais e se necessário medicina. Todas as doenças são vistas como tendo uma mesma origem – Um desequilibro na corrente energética no corpo.

"Quando menos pensamos, aparecem oportunidades únicas na nossa vida, entregamo nos, aprendemos e conhecemos pessoas espectaculares... Tive oportunidade de vivenciar uma experiência única no Sensib Thai Massage, foi no mínimo espectacular!!!

Noel Menezes

 

"A week full of wisdom, knowledge an a lot of massage practise. Thank you Jorge for teaching me so much about Thai Massage and sharing your expertise with me. This week was a great gift!

Viktor Guérig

 

Avalie-nos no

tripadvisor

Visite-nos no Facebook

fb escola

Associados de:

tmc thailand logo pixel safron tmiha logo