Tailândia: Uma breve história

breve historiaA origem da massagem tailandesa assim como do povo Tailandês tem sido objeto de controvérsia tanto entre historiadores Tailandeses como estrangeiros. Uma pesquisa alargada a vários ramos incluindo historia, linguista, biologia, antropologia  e arqueologia tem sido conduzida acerca deste assunto.
Historiadores e histo-linguistas estão agora mais próximos ao acreditar que a raça Tai se originou na província de Guangxi na republica popular da China e que este é o povo ancestral dos atuais tailandeses da  Tailândia.

 

Com base nas rotas migratórias presentes na imagem pode concluir-se que os predecessores do povo Tailandês atual viveu junto à fronteira de Guangxi – Laos – Vietname antes de migrar em direção ao Oeste e Sudoeste em direção à Tailândia. Até ao presente dia  grupos étnicos em diversos países  foram identificados  pelo uso de dialetos Tai que derivam da língua Tailandesa original.

Os Tailandeses chegaram à região da presente Tailândia por volta de 1000 AD e encontraram ai os indígenas Mon-Kmer, donos de uma grande civilização na altura e que sem duvida exerceram grande influencia  nos recém chegados  imigrantes.

 O Rei Jayavaraman VII (1181-1219 AD) foi o ultimo grande Rei Kmer a deter autoridade por via política e cultural e ordenou que as imagens de Budha fossem envidraçadas no seu reino incluindo as províncias a Oeste localizadas na Tailândia de hoje, sendo a mais famosa destas imagens o transcendente Bodhisattva Avalokiteshavara. O controlo Kmer na região da baia do rio Chao Phraya esmoreceu após a morte deste rei no ano de 1219 AD e abriu a o caminho ao povo Tailandês para o inicio da sua independência. O Chefe Tai Pho Khun  Sri Nao Namthom e o seu filho Phra  Muang estabeleceram-se em Sukhothai-Srisatchanalai e vale do rio Pasak. Apesar de aparentemente continuarem a prestar vassalagem ao Cambdja estenderam o seu poder para Oeste. Os chefes Tai Phra Muang e Sri Intharathit conseguiram expulsar os últimos agressores Kmer e ganhar independência. A morte do Rei Ramkhamhaeng em cerca de 1298 AD levou ao declínio do reino de Sukhothai que foi posteriormente anexado ao reino de Ayuthaya em 1463 AD.

Ayuthaya foi fundada em 1350 AD e tornou-se no reino Tailandês mais rico de sempre e na maior cidade-porto da Asia até à sua queda em 1767 AD. Foi um estado tributário de Burma em 1569 AD mas tornou a ganhar a sua independência 15 anos mais tarde. Durante os seus anos prósperos viu passar por si muitos comerciantes ocidentais  e missionários  de várias denominações Cristãs. Durante o reinado do Rei Narai (1656-1688 AD) os Franceses tiveram fortes laços diplomáticos com  Ayuthaya e a cultura francesa deixou marcas indeléveis na sociedade Tailandesa.

Em 1767 a Tailândia deu por si envolvida em outra grande guerra contra os invasores Burmaneses. Estes destruíram e saquearam Ayuthaya, apagando da história muitas escrituras sagradas Tailandesas e manuscritos. Nesse mesmo ano no entanto, Phraya Taksin, um nobre Chinês ao serviço do governo foi capaz de desalojar as guarnições Burmanesas e conduzi-las para fora do País, tendo sido proclamado Rei. O rei Taksin reinou por quase 15 anos entre 1767 e 1782 AD, tendo conseguido com sucesso conduzir as forças tailandesas à vitória contra  as tropas Burmanesas. Longos anos de guerra e exaustão mental levaram o Rei a sofrer todo o tipo de pressão. Procurou consolo na religião, mas a sua mente instável tomou controle e acabou por se tornar mentalmente doente. Temendo novos distúrbios no reino os dois irmãos Chakri que eram os mais importantes nobres do reino assumiram a responsabilidade do reinado, tendo sido o irmão mais velho entronizado como novo Rei.

Em 1782 AD o Rei Rama I fundou a dinastia Chakri, que continua a ser a casa governante do reino até aos dias de hoje. O Rei Rama I escolheu a margem Este do rio Chao Phraya como local auspicioso  para a nova capital Bangkok. Iniciou então uma serie de programas estruturantes que conduziram à reforma administrativa, judicial, cultural e social no seu reinado

"Quando menos pensamos, aparecem oportunidades únicas na nossa vida, entregamo nos, aprendemos e conhecemos pessoas espectaculares... Tive oportunidade de vivenciar uma experiência única no Sensib Thai Massage, foi no mínimo espectacular!!!

Noel Menezes

 

"A week full of wisdom, knowledge an a lot of massage practise. Thank you Jorge for teaching me so much about Thai Massage and sharing your expertise with me. This week was a great gift!

Viktor Guérig

 

Avalie-nos no

tripadvisor

Visite-nos no Facebook

fb escola

Associados de:

tmc thailand logo pixel safron tmiha logo