Origens, passado e desenvolvimento

origensA origem da massagem Tailandesa está interligada com a história do povo Tailandês e o desenvolvimento da sua cultura única e valores tradicionais. Evidencias históricas na forma de arquivos da corte e documentos oficiais que datam do período de Ayutthaya, mostram a existência de departamentos da massagem Tailandesa organizados para servir a família real no pala

cio. Isto no entanto não quer dizer que a pratica da massagem tailandesa tenha começado durante o período de Ayutthaya.

Para começar a entender a origem da Massagem Tailândesa é necessário olhar para o conceito geral da medicina tradicional Tailandesa assim como a sua relação com o Budismo.

A Medicina tailandesa é dividida em quatro ramos:

  • Médico de medicina Tradicional
  • Obstetrícia
  • Medicina ortopédica
  • Massagem Tailandesa terapêutica

Com exceção da massagem Tailandesa terapêutica, todos os ramos da medicina tradicional Tailandesa e como são utilizados pelo povo Tailandês podem ser rastreados através da história da Tailândia. O modo de vida Thai e os seus métodos de cura estão interligados com o Budismo e com um sentido de espiritualidade assim como sentido de bem estar pessoal. A maioria dos tailandeses segue o Budismo Hinayana. O surgimento do Budismo na região que mais tarde se tornou conhecida como Tailândia precede a chegada dos Tailandeses. Rotas mercantes atravessavam a região e tornaram-se caminhos de disseminação de ensinamentos religiosos por parte de Indianos e Chineses. Um outro canal de entrada de ensinamentos religiosos passou pela jornada em busca de conhecimento diretamente no Sri Lanka e Índia por parte de estudiosos Tailandeses.

Os ensinamentos Budistas em relação à medicina tradicional estão bem documentados no Canon Budista. Explicações detalhadas de tratamentos com a medicina tradicional  usando ervas, partes de animais e órgãos assim como técnicas e debates acerca da aplicação da medicina e métodos de cura para certas doenças estão contidas em escrituras religiosas. Este conhecimento extensivo foi compilado por meio de diversos canais importantes e ligados à religião:

  • O conhecimento de monges Indianos que eram igualmente médicos antes da sua ordenação;
  • Observação de resultados de um tratamento dado por monges;
  • Relatórios de descobertas atribuidas ao Buda.

 O Buda implementou regras e/ou remédios para tratamentos baseados nas apresentações dos monges ou dando as suas próprias receitas. Estas ultimas tornaram-se regras para tratamentos e receitas para tratar monges doentes e depois disso alastraram-se para as comunidades.
Assim o tratamento usando medicina tradicional era praticado muito antes da era Budista e esse conhecimento sagrado foi gravado e compilado no Tripitaka (Os ensinamentos Budistas) como princípios a serem mantidos. Monges Tailandeses estudaram o Tripitaka e aplicaram esses princípios para curar monges e leigos em templos, os quais em tempos  antigos eram centros comunitários. Como centros de orientação espiritual, cura medicinal, criação de mérito e estudo da sabedoria antiga. Os templos ajudaram a estabelecer uma relação entre a medicina e a cultura Tailandesa.

A medicina tradicional Tailandesa (MTT) é uma combinação do conhecimento retirado dos ensinamentos Budistas e conhecimento reunido pelos Tailandeses em diferentes regiões do País que aprenderam observando a natureza e por meio da tentativa e erro, adaptando depois essee conhecimento para responder às necessidades e condição dos pacientes.

A Prática preservou os ensinamentos contidos no Tripitaka, especialmente aqueles que se focaram na medicina como um modo de trazer harmonia ao corpo e energia vital, balançando os quatro elementos (Terra, agua, vento e fogo) que são a essência da vida.

Não há no entanto menção direta em nenhuma das escrituras do Tripitaka à massagem tailandesa como método de cura. Isto não significa que a massagem não era praticada nessa altura. Evidencias concretas ao aparecimento da massagem Tailandesa está limitada aos registos da corte de Ayutthaya. Apesar de não haver evidencias tangíveis da origem da massagem Tailandesa existem três pontos que devem ser considerados.

Em primeiro temos a assunção mais antiga de que as origens da massagem Tailandesa reside no seu uso por pessoas para tratar condições físicas como doenças, dores, ou desconforto. Os Tailandeses sendo um povo habilidoso podem ter desenvolvido as técnicas de massagem de um modo muito orgânico e caseiro observando como acalmar certas maleitas com massagem física nos músculos e membros.

Um elo em comum na base de ambas as massagens Chinesa e Tailandesa poderá ser rastreada na origem do povo Thai na China. É pratico assumir que o desenvolvimento e uso da massagem como uma terapia para doenças data de um período em que os Tailandeses estiveram na China, e a semelhança entre os dois tipos de massagem pode ser explicada pelo contacto e interação dessas duas culturas por muitos séculos.

 Em segundo, aparece a reivindicação mais comum de que a origem da  massagem Tailandesa estará na Índia. Esta assunção muito debatida aparece em virtude da massagem Tailandesa conter princípios que são muito semelhantes aos princípios védicos da energia da vida e elementos da vida, e esta observação é suportada pelos nomes das dez linhas (Sen Sib) que são muito semelhantes em Sânscrito. A massagem Indiana no entanto não contém as dez linhas (Sen Sib) ou outras linhas similares.

Na altura em que os tailandeses se acomodavam no local da Tailandia dos dias de hoje, forma expostos às tradições intelectuais e espirituais da índia por via da religião. Por via desta influência a arte da massagem Tailandesa adotou os nomes espirituais para as dez linhas (Sen Sib) que são a base da massagem Tailandesa .Isto é compreensível uma vez que os Tailandeses  assumiram nomes em sânscrito para eles próprios.
A tradução dos nomes em sânscrito pelo instituto real indica  que só cinco nomes carregam consigo um significado  em linguagem Thai mas não descrevem  o que essa linha representa em termos de tipo de energia.

São eles: Pingkla – Um tipo de flor Tailandesa  conhecida por “Chang Sri Sad”, cor-de-laranja vivo; Summana – A flor de Jasmin; Sahaadsarangsri – O Sol; Ruja (parecido com Rusum) – que significa glória ou brilho; e Sukumang, que pode traduzir-se como detalhado ou completo. Os restantes são Itha, Kanlataree, Tawaree, Juntapusank e Sikinee. Esta ultimas não tem uma tradução em Tailandês.

A falta de uma relação entre os nomes em sânscrito das Sen Sib e as suas entradas e saídas no corpo  podem indicar que os Tailandeses ancestrais descobriram as linhas da energia da vida e deram-lhes um nome de acordo com a sua preferência tal como dão nomes aos seus filhos.
A arte da massagem tailandesa  é verdadeiramente única, e embora a medicina tradicional Tailandesa tenha sido influenciada pelas tradições Indianas, a massagem tailandesa diverge  substancialmente das técnicas usadas na massagem Indiana.

Semelhanças na posição das mãos em ambas as massagens chinesa e Tailandesa exitem e as linhas de energia (Sen Sib) correspondem a diversos meridianos Chineses na acupuntura e massagem Tui Na Chinês  embora a prática sobre elas possa diferir. Na verdade esta linha de raciocínio sugere  que a aplicação da teoria da energia da vida “Prana” e a descoberta das “Sen Sib” pode de facto ter sido uma aquisição tardia  à massagem tailandesa e introduzida somente depois da migração e consequente interligação com influencias Indianas através da religião. Os Tailandeses podem ter genuinamente combinado esta arte ancestral da massagem tailandesa para beneficio mental e físico.
Da primeira observação pode ser concluído que as origens da massagem tailandesa pode datar de três ou quatro  mil anos. Os fundadores podem ter sido Tailandeses ancestrais durante a sua estadia no sul da China.

A segunda observação é semelhante à primeira em relação ao desenvolvimento da massagem tailandesa, sendo que esse desenvolvimento neste caso poderá ter começado na Tailândia pelos Tailandeses depois do sua chegada à região aproximadamente à mil anos.

O ultimo ponto de conjetura sugere  que a massagem Tailandesa poderá ter sido desenvolvida na Tailândia pelos monges Tailandeses. Monges seguindo os ensinamentos Budistas e receitas  para métodos de cura e medicina tradicional que estão registados no Tripitaka.

É requerido que os monges  vivam uma vida despojada de bens materiais, vagueando como uma forma de acumulação de mérito. De modo geral andam durante o dia e passam a noite na selva quer em grupos ou em solidão em certos meses do ano. Vivem de comida dada recebida pela manhã pelos devotos. Se nenhuma comida for oferecida os monges jejuam nesse dia. Durante este período de peregrinação os monges aplicam conhecimentos de medicina tradicional para se tratarem a eles próprios em alturas de doença. Desenvolveram também as conhecidas 127 posições de alongamento dos Yogis (Luesri Dadton) para manterem uma boa saúde, alívio de rigidez corporal e curar certos desconfortos nos braços, abdominais, tonturas ou problemas durante a meditação.

Monges ancestrais podem ter desenvolvido mais as posições da massagem Tailandesa e técnicas para combaterem doenças dos seus companheiros, sendo que mais tarde as suas técnicas passaram para os templos e pessoas comuns nas comunidades envolventes. Não deve no entanto ser concluído que as posturas vem diretamente das posições Yogis (Luesri Dadton) uma vez que os métodos e os princípios entre os dois difere consideravelmente. As posições Yogis (Luesri Dadton) são executadas pelo próprio individuo à semelhança dos exercícios de Yoga. Existem somente quatro posições que são feitas em pares. A massagem Tailandesa por outro lado e feita por um massagista e um recetor de acordo com a teoria das 10 linhas (Sen Sib).

"Quando menos pensamos, aparecem oportunidades únicas na nossa vida, entregamo nos, aprendemos e conhecemos pessoas espectaculares... Tive oportunidade de vivenciar uma experiência única no Sensib Thai Massage, foi no mínimo espectacular!!!

Noel Menezes

 

"A week full of wisdom, knowledge an a lot of massage practise. Thank you Jorge for teaching me so much about Thai Massage and sharing your expertise with me. This week was a great gift!

Viktor Guérig

 

Avalie-nos no

tripadvisor

Visite-nos no Facebook

fb escola

Associados de:

tmc thailand logo pixel safron tmiha logo