Escola de massagem Tailandesa

A vida do Doutor Jivaka Komaraphat

JivakaO Doutor Jivaka Komaraphat é um médico reconhecido cuja vida está documentada nas escrituras Budistas. Estudantes de medicina tradicional e massagem Tailandesas muito provavelmente estão familiarizados com este nome ancestral como médico do Budha. Ele é reverenciado na tradição Tailandesa como o fundador da medicina Tailandesa embora a sua relação com a medicina tradicional e especialmente com a medicina tailandesa é obscura.

Segue-se a vida do Dr. Jivaka Komaraphat tal como descrita na versão Vinaya Mahawak das escrituras antigas. O objetivo deste texto é relacionar o modo como a medicina tradicional foi fundada num contexto Budista e não fazer julgamentos acerca das credenciais do Doutor.

 Por altura em que o Buda vivia na Índia, havia uma cidade chamada Rajghir que era governada pelo Rei Pimpisara. Sarawadee era uma prostituta famosa de Rajghir e quando ficou grávida escondeu a sua gravidez com medo de perder o seu ganha pão, até altura do parto em que deu à luz um rapaz. Ordenou a um criado que coloca-se o seu filho num cesto de bamboo e o deixa-se no esgoto da cidade.  Nessa mesma manhã o Príncipe Apai (filho do Rei Pimpisara) estava a caminho do palácio quando notou um bando de corvos atumultuando-se de volta do velho cesto. Intrigado perguntou a quem observava a cena o que se passava ao que lhe terá sido dito que havia um bebé ainda vivo dentro do cesto. Após isso, ordenou que levassem o infante para o seu palácio e uma vez lá entregou-o aos cuidados de uma ama. O rapaz foi chamado de “Jiwaka” que quer dizer “vivo”. Foi-lhe igualmente dado um outro nome “Komaraphat” que quer dizer “a criança adotada pelo Príncipe”.

Mais tarde quando era mais velho, Jiwaka Komaraphat ponderou acerca de que carreira escolher para melhor beneficiar a sua família e decidiu estudar medicina. Viajou até à cidade de Taxila para estudar com o Dr. Tisapamoke. Jiwaka pediu permissão ao Dr para estudar medicina sobre o seu cuidado ao que este acedeu. Em troca pelos seus ensinamentos, Jiwaka trabalhou para o médico e acabou por completar os seus estudos sete anos mais tarde. No fim do sétimo ano, perguntou ao seu mentor se havia mais alguma coisa para aprender ao que o Dr. Tisapamoke respondeu instruído-o que circundasse a cidade inteira com uma pá na mão. O seu objetivo seria procurar objetos (plantas) que não pudesse ser aplicado no tratamento e cura de doentes e deveria então levar esses objetos à presença do seu professor. Jiwaka procedeu conforme instruído mais não conseguiu encontrar nada que não pudesse ser utilizado no processo de cura. Voltou de mãos vazias e reportou ao seu mentor esse facto.

Satisfeito com essa resposta o Dr. Tisapamoke concluiu que o Jiwaka tinha completado com sucesso os seus estudos e poderia graduar-se para se tornar um médico de pleno direito.

Após esse período, o Doutor realizou muitos tipos de tratamento incluindo uma cirirgia para remover um animal estranho do cérebro (talvez um parasita).

Esta história do Dr. Jiwaka Komaraphat tal como está descrita no Tripitaka (o canon Budista) mostra que ele foi reconhecido durante a vida do Buda como um grande e conhecido médico. No entanto não existe menção nas escrituras de massagens utilizadas em tratamentos e curas. Mais ainda, não existem explicações claras de como os seus conhecimentos em medicina tradicional foram transferidos para o povo tailandês apesar da influencia do Budismo ter sido disseminado pela Tailândia.

"Quando menos pensamos, aparecem oportunidades únicas na nossa vida, entregamo nos, aprendemos e conhecemos pessoas espectaculares... Tive oportunidade de vivenciar uma experiência única no Sensib Thai Massage, foi no mínimo espectacular!!!

Noel Menezes

 

"A week full of wisdom, knowledge an a lot of massage practise. Thank you Jorge for teaching me so much about Thai Massage and sharing your expertise with me. This week was a great gift!

Viktor Guérig

 

Visite-nos no Facebook

fb clinica

Avalie-nos no

tripadvisor

Associados de:

tmc thailand logo pixel safron tmiha logo